top of page

Usando RPG nos estudos: RPG é coisa séria!

Atualizado: 10 de ago. de 2020

Os jogos utilizados como recurso para uma melhor compreensão das metodologias de ensino é um objeto recente das ciências, mas nós que somos amarrados em RPG já sabemos que o negócio é mesmo bom!



Jogos em grupo ajudam a aliviar o estresse, reduzem a pressão à qual somos submetidos diariamente nessa galáxia.


Como nós amamos lançar dados, conquistamos em nossas aventuras diárias uma forma de focar nos estudos utilizando o RPG. Sim!, você leu certo, estudando de forma RPGística.



IMPORTANTE - Não existe fórmula mágica para passar em prova, tem que sentar a bunda na cadeira e curtir a aventura, assim como no RPG!

Com muito carinho elegemos os 5 passos para o sucesso de qualquer estudante que gosta de RPG alcançar alto desempenho nos resultados.


1. Escolha o sistema

No RPG temos storytelling, D20 system, 3D&T, Crônicas RPG e muitos outros. Para iniciar uma sessão tem que escolher que sistema vai jogar ué! Quer ser vida loka?


Nada mais é do que escolher a forma que você vai obter o conhecimento que pode ser grifando trechos importantes, fazendo resumos, respondendo exercícios, mnemônica, mapas mentais, ouvir áudios (podcats rsrs), vídeo aulas entre outras.


Dessa forma você saberá dos itens que vai precisar para a aventura. Existem diversas técnicas de estudo, escolha as suas e construa uma combinação. Aqui vai um link muito bom!


2. Saiba sua Quest

Sua quest principal pode ser passar em determinado concurso, no ENEM, em uma prova de faculdade privada, numa disciplina na escola ou cadeira de universidade, etc.


É importante definir a quest (objetivo), ajuda no foco hein, se temos uma missão para encontrar um grimório e esquecemos da quest acabamos resolvendo a quest dos outros e ficando sem rumo. Inclusive é uma dica pra vida real também, tá? Se ligue, viva sua quests e não a dos outros, utilidade pública aqui rsrs.


Local da sessão

Quando você joga RPG seu rendimento é bem melhor com uma mesa organizada, os dados caem menos da mesa e encontramos com mais facilidade os lápis e borrachas quando precisamos marcar os danos, com os estudos definitivamente não é diferente, deixe sempre tudo o que você for usar a mão, pois ter que levantar para buscar o compasso pode e vai descompassar seus estudos. Então deixe logo o seu grid, dados e miniaturas à mão ops seus lápis, canetas, caderno, livros à mão.


4. Preencha sua ficha



Atributos - saiba que disciplinas você precisa aprender


Preencha os atributos - escala de conhecimento

  • Nível 1: 1% a 20%

  • Nível 2: 21 a 40%

  • Nível 3: 41% a 60%

  • Nível 3: 61% a 80%

  • Nível 5: 81% a 100%

Quando você chegar ao 5º nível, simplesmente vai ser um Jedi!


O preenchimento é sensitivo, de acordo com o que você conhece dos conteúdos de cada disciplina e de acordo com a sua evolução com os estudos.


Itens - defina quais materiais você precisa (lápis, borracha, caneta, quadro negro, tablet “sem internet”, livro, apostila). O tablet ou celular sem internet é importante pois quando a gente joga RPG com celular o rendimento cai não é mesmo? Com estudos não e diferente.


Tempo - quando será o teste, concurso, ENEM. Dessa forma fica mais simples definir o quanto tens que estudar em cada dia, e o quanto de comprometimento que vais precisar ter para cumprir seu objetivo.


Prioridades - Sempre dê prioridade à disciplina que tem maior peso, nos casos de provas eliminatórias, se você não gosta da disciplina procure meios para gostar, pois na hora do desempate é ela que vai te salvar, mas não deixe de estudar a de menor peso, pois você também não pode zerar uma disciplina.


A dica é: inicie uma bela amizade com a disciplina que mais precisa, mesmo você não gosta dela. Sabe quando temos que jogar teste de dominar fera no D&D? Pois é, vocês sabem o que acontece quando temos menos bolinhas pintadas, e é isso o que acontece na hora do exame, menos bolinhas pintadas, a fera (prova) te engole.


5. Upe sua ficha e reconheça sua evolução


Reconheça seus méritos e sua criatividade, sempre que concluir um ciclo de estudos analise o seu nível de conhecimento para upar sua ficha. Heey, não confunda ciclo de estudos com plano de estudos, ok? A diferença a gente explica:


  • O plano de estudo é uma semana de domingo a domingo dividida em horas ou blocos onde você adiciona o que vai fazer em cada momento do seu dia.

  • O ciclo de estudos representa qual matéria você deve estudar no próximo tempo livre, independente do horário ou dia. O objetivo do ciclo é racionalizar o uso do seu tempo. Esse recurso é adaptável a qualquer rotina, não importa o horário do seu estudo. Você tem um ciclo de estudo concluído no momento em que já estudou a disciplina, resumiu, fez os exercícios e aumentou seu conhecimento sobre ela, e é aí que você upa sua ficha.


É isso ai! Boa aventura, bons estudos. Contem-nos sobre suas experiências educativas incluindo o RPG, vamos dominar o mundo Lançando Dados, vocês são demais, até mais, desejo bons dados para vocês.



189 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page