Com a chegada da nova edição de Vampiro: A Máscara (já conhecida como V5) em português, pela Editora Galápagos Jogos, os jogadores antigos buscam saber o que mudou. Já estando familiarizados com o mundo das trevas, a curiosidade vêm ao saber que o seu antecessor o Réquiem foi "deixados de lado" e ao que parece, vampiro a mascara bebe mais das primeiras edições, trazendo o que já foi escrito para o mundo moderno.
Para os novos RPGistas, vamos contar um pouco do Mundo das Trevas e te familiarizar como eram os cenários. As cidades de WoD (Sigla para Mundo das Trevas, em inglês World of Darkness) são mais sujas, mais escuras, mais corruptas e violentas. A natureza também esconde perigos inesperados e o reflexo espiritual do mundo é ameaçador e sombrio, e o mais importante, criaturas sobrenaturais saídas de mitos e lendas dividem as ruas com as pessoas comuns. o Mundo das Trevas é grande e vasto, composto por vários cenários que podem ser interligados ou não. Vampiros possuem seu próprio livro, assim como lobisomens, magos, fadas e outros seres, mas eles podem um dia cruzar seu caminho.
Conheça agora alguns cenários que compõem o Mundo da Trevas.
Vampiro
A ideia central de Vampiro: A Máscara é que o jogador interprete um vampiro recém-criado, tentando sobreviver aos seus primeiros anos como um morto-vivo. O terror psicológico é muito importante para uma trama de "Vampiro", principalmente no que se refere ao aspecto de o personagem ir aos poucos se tornando um monstro, perdendo as características que o tornavam humano conforme se vê obrigado a se alimentar (e, por vezes, matar) seus antigos companheiros mortais. Assim sendo, o tema central do jogo não são batalhas nem guerras, mas sim como manter a sua "humanidade".
Lobisomem
É um RPG de “horror selvagem” É um jogo com uma proposta diferente dos demais do mundo da Trevas. Aqui o desespero e a fúria permearão cada decisão do jogador. Na pele de um guerreiro nascido para matar e com a fúria como herança, o jogo aborda temas como a luta por sobrevivência, instinto, preconceito e a luta contra um inimigo muito maior, que corrói os corações e mentes de formas perturbadoras e cujo alcance se estende em direções desconhecidas. Lobisomem, o Apocalipse se mantêm um jogo atual, pois a proteção do planeta é um tema constante tanto no jogo como nos dias atuais.
Mago
Sendo o terceiro título de maior sucesso da linha Storyteller (sistema de jogo de Mundo das Trevas), é um jogo voltado para temas complexos e filosóficos como o questionamento da própria realidade. Diferente de outros RPGs e da cultura geral, neste jogo atribui-se o termo Mago a indivíduos com a habilidade de manipular a realidade através de sua força de vontade. Também chamados de Despertos, os Magos podem ser qualquer um que tenha alcançado um novo estágio de percepção do universo e dessa forma possa quebrar o paradigma do consenso. O Mundo das Trevas de Mago é até certo ponto uma realidade consensual, logo o maior problema que um Mago enfrenta durante sua jornada é a luta de sua visão de mundo (seu paradigma) contra a visão de mundo do resto do mundo (o consenso). Quando um Mago impõe demais, sua perspectiva contra a crença local, e talvez até mesmo contra a sua própria capacidade de aceitar que ele pode manipular a Realidade, este Mago sofre um Paradoxo. Paradoxo é a reação da Realidade contra as alterações que o Mago tentou aplicar a ela.
Changeling
O tema principais do jogo são as fadas, porém não aquelas minúsculas fadas que conhecemos, e sim diversos tipos de fadas das mais variadas formas e tamanhos. Diferente do que aconteceu com os outros cenários de WoD, Changelling fez sucesso mesmo na 3E, talvez por conseguir interligar os dois cenários. No sonhar, você é uma fada que teve que fundir sua essência com almas humanas para sobreviver à era da descrença que passou a governar nosso mundo. Já em os perdidos você era uma pessoa comum, vivendo sua vida comum, com seus próprios problemas comuns até que um dia Eles levaram você e isso te mudou para sempre.
Outros cenários
Mundo das Trevas também é composto por outros cenários de campanha como, Promethean: The Created, onde você joga com seres criados artificialmente, como o mostro de Frankenstein e outras" abominações criadas por humanos na tentativa de imitar os deuses; e Aparição: O Limbo, onde você interpreta espíritos desencarnados que deixaram assuntos inacabados no mundo dos vivos. Mas nenhum desses fez tanto sucesso entre os Jogadores. E mesmo entre eles Vampiro, a Máscara, é tido como o melhor. Sendo uma continuação direta do “Clássico" Mundo das Trevas e do próprio Vampiro, o V5 segue a linha temporal exatamente após os eventos das famigeradas terceiras edições, e tem a missão de resgatar o clima de tensão e horror das primeiras e ser tão fantástico como as segundas.