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Foto do escritorPaula R. Peixoto

Resenha sobre o RPG A Herança de CTHULHU

Atualizado: 16 de mar. de 2021

Após o sucesso decisivo que foi o financiamento coletivo que encerou em janeiro de 2020 do RPG Vampiro - Sozinho na Escuridão, em maio de 2020 o autor Jefferson M. Pimentel, lançou mais um financiamento coletivo que foi muito bem sucedido pela plataforma do Catarse também em 2020, publicado pela editora 101 GAMES e ilustrado por Bruno Sathler: A Herança de Cthulhu.

Sim, é isso mesmo! Finalmente vou cumprir o que prometi, apresento à vocês com muita empolgação uma resenha sobre o RPG, A Herança de Cthulhu, deleitem-se.


Livro e marcador de páginas A Herança de Cthulhu

Sobre o conto introdutório. Eu ingênua sem expectativas comecei a ler, jamais imaginei que iria terminar daquela forma. Não posso contar mais do que isso, seria spoiller.

Teoria sobre os Grandes Antigos

Os Grandes Antigos fazem jus ao nome, supostamente nasceram antes de nosso planeta. Tiveram civilizações, poderes inimagináveis e em algum momento foram aprisionados por forças desconhecidas e adormeceram profundamente, até serem quase completamente esquecidos. Até que retornaram triunfantes, causando caos e mortes, quase dizimando a sociedade. Agora você vive em um mundo destruído, sua missão é sempre sobreviver mais um dia. Lembrando que quem olha para um Grande Antigo ganha uma passagem para a insanidade.


Foto interna do livro A Herança de Cthulhu - Monstro Abissal

Um pouco sobre a ambientação

Por ter criaturas tão profanas, nesse cenário quem joga tem alguns recursos como usar conjuração, e também aprende que aos poucos isso custará a sua humanidade, considerando que a conjuração em questão é profana, mas você tem acesso a uma variedade de feitiços e artefatos poderosos.


Outro recurso bem interessante é poder criar um refúgio para se abrigar, o livro tem listas e tabelas com opções de como criar esse refúgio. Após escolher como será o seu refúgio, chaga o momento de escolher o setor onde ele se localizará, tem cinco setores:

  • Escombros: havia prédios e centros comerciais. Era a parte mais desenvolvida da cidade, após o retorno dos Grandes Antigos, tudo pereceu.

  • Subterrâneo: onde antes havia esgotos, túneis ferroviários agora são lares para sobreviventes.

  • Ruínas: regiões com grande índice de contaminação, onde haviam industrias que explodiram ou se incendiaram durante o caos.

  • Litoral: o caminho preferido de Cthulhu e seus servos.

  • Ermo: grandes espaços abandonados como fazendas, parques e terrenos.

Sobre cidades, o livro menciona quatro. Aqui vou mencionar uma das cidades. Algo que me chamou a atenção foi um grupo famoso por caçar Grandes Antigos e seus servos, os Seis de Miskatonic, (caso você queira mais informações sobre as outras cidades deixe um comentário nessa resenha que eu faço uma parte 2).

Cidade de Arkham

Fica a margem de um lago conhecido como Miskatonic. A cidade tornou-se sombria, mesmo antes do retorno dos Grandes Antigos, pois abrigava praticantes de magias profanas. Pessoas que eram acusadas de bruxaria em Salém, refugiados de perseguições religiosas encontraram um lar em Arkham.


Imaginei que Arkham tivesse surgido com o Batman, hoje descobri que surgiu nas histórias do Lovecraft


Os Seis de Miskatonic

Eram acadêmicos da Universidade de Miskatonic (fica na cidade de Arkham). Com a liberdade para práticas profanas, os estudiosos de Miskatonic eram detentores de conhecimentos antigos. Quando os Grandes Antigos retornaram, as pessoas mais capazes de resistir a esse mal e combatê-lo certamente estavam na Universidade de Miskatonic, dos acadêmicos restaram apenas seis, os mais aptos (e sortudos). Agora utilizam todo o conhecimento que possuem para caçar os Grandes Antigos.


Adversários

Aqui temos: cultistas, homens cobra, Cthulhu (esse não pode faltar, a ficha dele é muito sinistra) e mais uma infinidade de antagonistas. Vamos aos nossos amiguinhos, os Grandes Antigos. Sempre que você ou alguém da sua equipe cruzar com algum deles, terá que fazer um teste de Mente, caso falhe no teste perde um pouco da sanidade (tem lugar na ficha para ir marcando seu nível de loucura).



Foto interna do livro A Herança de Cthulhu - Fantasmas Ancestrais

Regras

O sistema é semelhante ao do volume anterior, Vampiro - Sozinho na escuridão. Sucessos e falhas são definidos pela soma de Atributo, Perícia (caso você tenha a apropriada para a ação) e o resultado de rolagem de um dado de 10 faces (1D10). Se a soma for 10 ou mais, meus parabéns, é sucesso.

Em situações de vantagem ou desvantagem, você joga 2 dados de 10 faces (2D10) e em função da situação você fica com o resultado maior ou menor. O Bônus de Poder permaneceu na regra, logo, quando o resultado do seu teste for acima de 10, o excedente se torna um bônus para dar dano (desde que seja na mesma ação) ou em auxílio à jogadas futuras com o mesmo contexto, o excedente é somado ao seu novo teste nesse caso. Até comentei na resenha do volume anterior (link aqui) que em caso de investigação isso é realmente muito útil.

A ficha leva em torno de 20 minutos para ser feita, se já tiver um conhecimento prévio sobre como funciona o sistema, você consegue fazer em menos de 10 minutos. Basta definir valores de atributos, perícias, feitiços, pertences e refúgio.


Ficha de Personagem A Herança de Cthulhu

Assim como em Vampiro - Sozinho na Escuridão você pode jogar sozinho com o livro ou de forma cooperativa com outros jogadores sem a necessidade de um mestre (que no livro é chamado de mediador). Isso é possível graças a seção do livro chamada de Oráculo que é alimentada por tabelas geradoras de interações entre personagens e cenários. E se preferir, você ainda pode jogar da forma tradicional.

Considerações Finais:

O livro é de fácil compreensão, muito bem diagramado e leve. Você pode encontrá-lo na versão física (tamanho A5, o que facilita o uso na hora do jogo) e digital. Tem capa dura (uma das metas alcançadas no financiamento coletivo), a gramatura da página é satisfatória (não é fininha). As ilustrações são belíssimas, coloridas predominantemente com preto, e o verde, o que dá o tom extraterrestre. Super indico esse RPG à você. Pode comprá-lo no site da 101 Games.


Livro A Herança de Cthulhu

Esse RPG está concorrendo ao Prêmio Ludopedia nas categorias: RPG do ano de 2020 e RPG Designer Nacional do Ano de 2020, para votar acesse o site Prêmio Ludopedia 2020.


Espero que tenham gostado da resenha e estejam curiosos com o livro. Se quiser saber mais sobre, pergunte aqui nos comentário, vou amar responder.



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3 Comments

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Felipe R. Brasil
Felipe R. Brasil
Mar 17, 2021

Uma das melhores coisas desse livro é a versão solo

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geraldo abilio
geraldo abilio
Mar 15, 2021

Animal!!!

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Paula R. Peixoto
Paula R. Peixoto
Mar 15, 2021
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Valeu Geraldo :)

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