top of page
Foto do escritorPaula R. Peixoto

Resenha do Livro: Um Trono para Irmãs

Recentemente li o e-book do livro Um Trono Para Irmãs, escrevi uma matéria sobre o cenário do livro que já está postada aqui no blog (clique aqui para ler a matéria), esta matéria que você está lendo agora é sobre: o livro, as protagonistas e o enredo.


O Livro

O e-book em português de Portugal está disponível gratuitamente na Loja Kindle da Amazon, assim como a maioria dos primeiros volumes das sagas escritas por Morgan Rice, a autora da Saga Um Trono Para Irmãs.

Capa do livro Um Trono para Irmãs

Curiosamente, não encontrei nenhum site brasileiro com a versão física em português à venda. É um livro razoavelmente curto com 197 páginas e 27 capítulos. O título original é A Throne For Sisters, publicado em 2017 em inglês, foi traduzido para o português de Portugal e publicado em 2018. Sim, exatamente isso que você está pensando, eu li ele em português de Portugal, e digo mais, nem percebi que não era em português brasileiro, imaginei que as palavras incomuns haviam sido colocadas propositalmente, como o termo “miúda” que é utilizado constantemente no livro que acredito que quer dizer “mulher jovem”.


As Protagonistas

Duas irmãs órfãs. Enquanto Kate com 15 anos nutre um fascínio por combate corpo a corpo e sonha em aprimorar sua habilidade com a luta, Sophia com 17 ano tem menos jeito com atividades físicas, seu forte é na comunicação. As duas irmãs amam ler e tiveram uma infância sofrida com as freiras da Casa dos Não Reclamados, um orfanato devoto da Deusa Mascarada, uma entidade não muito explorada no primeiro livro.


O que as diferencia das demais órfãs é que ambas nasceram com poderes telepáticos, ou seja, conseguem ler pensamentos. Elas escondem seus poderes de todos os que conhecem para se proteger, pessoas assim são chamadas de bruxas e são temidas.



Um Trono Para Irmãs (eBook) está gratuito na loja kindle


O Enredo

No primeiro capítulo Rice me apresentou o orfanato onde Sophia e Kate viviam e como funcionava o relacionamento entre elas e as outras pessoas de lá: as freiras e os órfãos. As freiras eram hostis e justificavam todo tipo de atrocidades com a fé pela Deusa Mascarada, os órfãos eram chicoteados, obrigados a trabalhar até a exaustão e proibidos de falar sobre como eram suas vidas antes de chegarem ali, eram verdadeiras carrascas, chega dava ódio em mim. Os órfãos aprendiam a ser submissos as freiras e rudes entre si. Conheci um pouco sobre a personalidade de cada uma das duas irmãs.


Logo no primeiro momento, Sophia movida por toda a sua impulsividade e indignação que pelo visto estava guardada já a algum tempo, se coloca em uma situação de risco, onde uma das órfãs estava prestes a ser agredida e possivelmente abusada por um grupo de garotos do orfanato, a situação fica bem complicada para ela que consegue salvar a menina mas se põe em perigo no lugar dela. Foi nesse momento que percebi a presença da telepatia na história, ela apavorada manda uma mensagem mental à Kate que foi imediatamente a seu encontro. A situação saiu do controle e elas se viram obrigadas a fugir do orfanato, a fuga foi emocionante, elas usaram um atiçador, instrumento para avivar fogo, achei criativo.


Até o capítulo 3 as irmãs seguem a aventura juntas se escondendo pela cidade dos capangas que o orfanato enviou para buscá-las, você deve estar se perguntando “Mas por que um orfanato iria dispor de capangas para essa tarefa?”, eu respondo: a Casa dos Não Reclamados era um perfeito comércio de órfãos, os órfãos cresciam devendo cada refeição e noite de permanência, as freiras os vendiam para bordéis, palácios, entre outros, eram educados à servir para valerem um bom preço, logo, para a Casa dos Não Reclamados os órfãos eram mercadoria.


A diferença de objetivos entre Kate e Sophia fica bem nítida. Nesse momento elas se depararam com dilemas, enquanto Kate queria viver da terra, aprender a caçar e a cultivar para futuramente retornar ao orfanato e se vingar de todos os que as maltratam, Sophia por sua vez alegou existir melhores formas de se viver, que queria ter um propósito de vida e que existem melhores formas de se obter uma vingança.


Por se amarem muito, decidem seguir caminhos distintos e fazem o trato de: Uma nunca deve entregar a outra mesmo de for pega, caso alguma for pega a que está livre irá encontrar uma forma de libertar a capturada e por último a primeira que conseguir ter sucesso em seu objetivo irá ajudar a que ainda não obteve sucesso.


Kate vai em busca de conhecimentos bélicos, de luta e artífice enquanto Sophia busca se encaixar na sociedade palaciana. Claro que o poder telepático delas é um trunfo na manga e ajuda muito, mas ainda assim nem tudo ocorre da forma que elas esperam, de forma intercalada os próximos capítulos revelam o que cada uma passa em sua jornada, já adianto que tem plot twists que valem a pena ser lidos.


O que será que acontece quando elas se separam? Só vou contar até aqui, o resto você vai ter que descobrir por conta própria. Espero ter despertado sua curiosidade, aproveita que o livro está de graça na Loja Kindle, não perca tempo, baixe agora e já começa a ler.


 

Lembra de depois me contar o que achou, quero saber de qual personagem você mais gostou. Como disse no início, escrevi uma matéria com dicas de como usar o cenário do livro Um Trono Para Irmãs no RPG, já está publicada no blog da Lançando.


Bons dados para você, que as boas aventuras te acompanhem sempre!


 

Precisa de itens para seu RPG? Visite nossa loja







214 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page