top of page

Por que jogar com um humano quando há tantas raças para escolher?

Atualizado: 16 de jun. de 2020

Nesses dias, enquanto jogava uma partida de RPG, me deparei com a seguinte pergunta. Por que jogar com uma determinada raça? Com essa pergunta resolvi escrever motivos para nós rpgistas escolhermos determinadas raças para o jogo e hoje começo com os humanos.


Valkaria a Deusa da humanidade e da ambição em Tormenta 20 - se todos estivessem felizes com o que tem, ainda estaríamos vivendo em cavernas

Em geral no mundo dos RPGs são sempre vastos e cheio de tudo quanto é tipos de raças mágicas, principalmente Jogos com estilo medieval fantástico como por exemplo D&D e Tormenta, tendo várias opções de escolha. Mas a pergunta que não quer calar é, porque jogar com um personagem humano?


Humano de DnD - Os humanos são uma raça versátil e com varias opções de etnias

Ao meu ver, a raça humana é a única que está presente em todos os universos de RPG (talvez devido ao fato de sermos todos nós, humanos), e para mim a raça mais jogável, devido a sua fácil utilização. Fora que, é a única que consegue combinar bem com todas as classes mantendo uma boa jogabilidade mecânica (dependendo do player), sem exceção. Claro que tem seus pontos fortes e fracos, já imaginou um humano desafiando um elfo para um duelo de arcos? Seria cômico, mas basta acreditar no coração dos dados, porque no fim é o dado que resolve tudo.


Para tentar facilitar os motivos da escolha, vou listar abaixo as...


Vantagens e desvantagens de jogar com humanos.


Vantagens: versátil e de fácil personalização, os humanos são tudo bom, mas não muito

  • Dependendo do sistema a ser utilizado, os humanos começam com alguns pontos “livres” na distribuição dos atributos, tendo mais opções de escolha e não se prendendo a bônus em uma única habilidade como as demais raças.

  • Versatilidade, os humanos como dito no texto, pode jogar com todas as classes, todas, sem exceções. Foram criados para se adaptarem bem, não existe nenhuma desvantagem em jogar com um humano na maioria dos cenários

  • Trabalho em grupo, geralmente o humano pode tomar a frente do grupo, por não ter valores estabelecidos, como um orc por exemplo, que é mal visto. Um humano não sofre esse tipo de preconceito. Os humanos são julgados pelo presente e não pela sua história, por viverem tão pouco comparada às demais raças, seu passado costuma ser desprezado



Desvantagens: Fazem de tudo e não são bons e nada, o pato do RPG

  • Humanos de certa forma tem limitações que afetam eles, mais que as demais raças. Seus bônus em habilidades apenas costumam ser menores, em resumo são bons e tudo, mas não são ótimos em nada.

  • A evolução do humano, pode ser mais lenta, o que vai dificultar em algumas missões, mas isso pode ser facilmente ajustado e depende muito do grupo.

  • Suscetível ao tempo, se a campanha se estender a anos, pode acontecer que o envelhecimento cause grandes transtornos a aventura. Mesmo com um herói experiente, aquela dor no joelho sempre que chove, ou aquela maldita coluna travada devido ao peso da idade, pode ser um grande problema.


Humanos em Pathfinder: Um povo que vive em busca de confusões em tavernas

Então gente, esses são os motivos de jogar com humanos, acho uma raça admirável, pela plasticidade, e fácil adaptação, jogue com um humano se você quer um personagem dinâmico e que seja variado na opções, o cara que faz de tudo um pouco, vocês vão se surpreender. E sempre dá para adaptar um humano para ele ser mais alguma coisa, mas essa fica para a proxima.


 

Novidades: Em breve a lançando me propôs lançar um cenário de fantasia moderna (também conhecido como fantasia urbana), um cenário contemporâneo tomando como realidade um passado de fantasia, um mundo onde o medieval fantastico, tão famoso e bem quisto nos jogos de RPG evolui até a sociedade dos tempos atuais. Aqui você poderá, além de ser um orc no mundo atual, ter um trabalho legal como caçador de dragões enquanto dirige sua Lamborghini em busca de aventuras.

Bem vindo a Hodierna, um mundo onde a fantasia e o presente se misturam.



247 visualizações2 comentários

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page