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Os metres da cultura pop e suas filosófias para RPG

Atualizado: 5 de mar. de 2021

Já imaginou jogar RPG com os maiores mestres da cultura pop? Se eles são bons narradores para um RPG, nós não sabemos, mas com certeza são mestres incríveis (talvez isso tenha ficado um pouco confuso) e tem algo para te ensinar. Seus ensinamentos tem base em correntes filosóficas, e se os grandes filósofos falaram, quem somos nós para discordar?


Mestre Yoda (Star Wars)

Difícil seria se acostumar com o estilo de narrativa do mestre Yoda, com as icônicas frases invertidas como, "Numa taverna estão vocês" ou "Atacar de vocês é a vez agora", mas com toda certeza seria a melhor mesa de Star Wars que você poderia jogar.

"O medo leva à raiva, a raiva leva ao ódio, o ódio leva ao sofrimento”

As vezes podemos nos irritar ou ficarmos tristes durante o jogo, algo acontece que não é do nosso agrado, é interessante conversamos para resolvermos ser tipo de situação.


O Estoicismo, prega que uma ira desmedida acaba em loucura. Por isso, a ira deve ser evitada para conservar não apenas o autodomínio mas também a própria saúde. Em resumo, a reflexão de Yoda ensina a ter paciência e coragem para aceitar que não temos o controle sobre todas as coisas.

“Muitas das verdades que temos dependem do nosso ponto de vista”

RPG é uma jogo de interpretação, é como sugere o mestre Jedi, algumas coisas podem não ser iguais para todos ou diferente de como nós a enxergamos. Ou seja, a lição dessa concepção, que encara os fatos como sendo discutíveis, é que ninguém pode ser dono da razão, a verdade é relativa. O livro podeter regras que atrapalham a narativa, o mestre pode se equivocar, jogadores podem estar apelando. Reflitam

“Que a Força esteja com você”

Uma corrente filosófica conhecida como Taoísmo, pode ser interpretado como o yin e yang, a anergia está em tudo, podendo, ser usada para bem ou para o mal. Um conceito muito legal para uma campanha com magia e sem dúvida um conselho excelente para narradores, você tem a força, use-a com sabedoria.


Mestre Splinter (Tartarugas Ninjas)

Um mestre perfeito para 2020, que é o ano do rato pelo calendário chinês, seria sensacional narrando Mouse Guard (risos) ou talvez uma aventura nos reinos de Morenia (continente habitado por seres antropozoomórficos (isso é, meio humano e meio animal) uma vez que ele treina tartarugas fazendo um intercambio entre as especies.


“Não existe um monstro mais perigoso do que a falta de compaixão”

Linha de pensamento budista. O senso de preocupação com os outros beneficiaria a nós mesmos. RPG é um jogo coletivo, muitas vezes sobre heróis se sacrificando para fazer o bem, ou lutando para manter sua humanidade. Com toda certeza um pensamento que pode guiar muito bem uma campanha de vampiro, a máscara.

“A morte vem para todos nós, mas muito pior é morrer sem honra”

Para Splinter, assim como para os samurais seguidores do bushido (o código de ética desses guerreiros para viver com virtude), a honra era tudo, mesmo após a morte. A falta dela implicaria na traição aos princípios da justiça e da lealdade, um salve para os paladinos. Isso também é importante em situações obviamente de morte de personagens. As vezes mortes precisam acontecer para tornar a hitória mais dramática (vai depender da proposta de sua sessão ou campanha), as mortes com um significado são sempre mais legais.


Mestre dos Magos (Caverna do Dragão)

O verdadeiro Dungeon Master, narrador de RPG no próprio mundo criado literalmete como referência como um mestre da masmorra, não existe representante melhor para esta matéria. Sofre como muitos mestres, onde os jogadores acham que o narrador não está ajudando (Eric).


Muitas vezes o mestre dos magos some e algumas pessoas acham que ele é o verdadeiro vilão da série, mas a história talvez seja um pouco diferente. Veja o verdadeiro final de cavernas do Dragão clicando aqui!


Apesar de tudo o que se diz, o mestre dos magos tem muito para nos ensinar, ainda mais sobre RPG

"A resposta não está no poder de alguém, ela está no íntimo de cada um de vocês”

Podemos interpretar isso como, o poder não está no combo, mas na interpretação (olhar julgador para os jogadores combeiros). O filosofo alemão, Hegel, afirma que não é seu cargo ou posição que dá poder a você (tapa na cara do mestre) mas sim a sua autonomia. Sua capacidade de escolha te da possibilidade de fazer um bom jogo, então tome cuidado com suas ações não é o fato de você ter o poder que vai mudar a mesa (ta liberado o combo) é como você usa ele em mesa. Ser mestre vai alem de dizer "Porque eu sou o mestre e ponto final"

“O lar é o reflexo do coração”

Para o taoísmo, a casa mostra como está o astral de quem vive nela. A mente e os sentimentos provocam estímulos externos que determinam a maneira de viver. Um RPG bem ambientado cria mais imersão, narre em lugares onde todos se sintam bem, você não precisa de uma sala decorada, mas também vai além de fichas, miniaturas e dados, a narratva pode criar um bom ambiente, o to da fala, os gestos fazem parte disso tudo. E vai! Uma decoraçãozinha deixa as coias bem mais legais.


Professor Alvo Dumbledore (Harry Potter)

Um RPG em... hogwarts narrado pelo próprio diretor? Se meus professores tivessem narrado qualquer RPG na minha escola, já seria mágico. Imagina com uma das pessoas mais famosas do mundo bruxo. Quantas coisas não poderíamos aprender?


“Claro que está acontecendo em sua mente, mas porque isso significa que não é real?”

Nesse diálogo com Harry Potter, a noção de realidade é bem semelhante a de Platão. Para esse filósofo, o que se capta pelos sentidos é apenas uma fração da própria realidade. O que você aprende durante uma partida de RPG pode ser levado para a vida real. São tantos ensinamentos, você tem a oportunidade de viver varias vidas e durante as sessões podemos ser colocados diate de questões que nos fazem evoluir como pessoa, nos trazendo conhecimento ou reflexões. Traga as coisas boas para o mundo real (não, não estou falando da espada vingadora, não importa o qual legal ela seja... Apesar de dá um bom item para cosplay).


“Não vale a pena mergulhar nos sonhos e se esquecer de viver”

Em contra partida, não podemos nos afogar nos nosso bom e amado RPG o tempo todo (aliais, não evite afogamentos). Segundo o filósofo grego Heráclito, sonhos só seriam relevantes quando capazes de colocar o inconsciente em sintonia com a própria realidade. RPG pode ser um momento para relaxar e descontrair, isso já é algo produtivo, todos nós precisamos de um moento para nos divertimos um pouco. Mas nós da lançando trabalhamos com RPG, então a gente pode se dedicar muito mais ao jogo #FicaDica

“Não tenha pena dos mortos, Harry. Tenha pena dos vivos, e acima de tudo daqueles que vivem sem amor”

Assim Como prof. Alvo, o filósofo ateniense Epicuro enxergava a morte sem drama, somado ao pensamento de Platão, que considerava a vida sem amor uma existência vazia, temos uma bela filosofia, então viva e ame, pois um dia seu personagem vai perder todos os PVs. Os jogadores do meu grupo possuem personagens que não se importam com a morte (dos outros) e estão sempre em busca de glória... Acho que interpretamos isso errado, mas não tenha pena de nós, tenha pena dos que não jogam RPG.


Professo Xavier (X-Men)

“A humanidade não é ruim, está apenas desinformada”

O preconceito existe por conta da ignorância. Em mundos tão cheios de diversidade, terminamos por aprender sobre os mais variados povos e culturas, se fazemos isso na ficção, porque não na vida real? Você pode jogar com um vampiro, fada, lobisomem e não consegue aceitar seu colega porque ele é diferente de você? A diversidade é importante no RPG, sem ela não teríamos elfos, anões e orcs, tudo isso veio da miscigenação de culturas. Povos e costumes reais criaram essas lendas e a mistura de tudo isso é a riqueza de informação de que temos nos livros de RPG.

“Por pior que pareça, essa dor te deixará mais forte”

Ou "o que não mata, engorda", muito semelhante ao pensamento de Nietzsche, que defendia que sem dor não haveria como ganhar pontos de experiência (ou algo assim). Assim como nos jogos, enfrentar desafios fazem parte da vida, é isso que nós faz passar de nível. Nós jogos passamos por diversos desafios, os jogos são focados nisso, problemas. Sem problemas não temos o que resolver e começamos a criar problemas para resolver. Navida real os problemas não são legais, não queremos eles, mas lembre-se dessa frase quando as coisas estiverem ruins.


Rafike (O Rei Leão)

O mais legal de todos na minha opinião, talvez não seja o melhor narrador de RPG, mas é sem sombra de dúvida um macaco muito sábio, e louco, ele é um pouco louco também, mas quem não é?

"O passado pode doer, mas, do jeito que eu vejo, você pode fugir dele ou aprender com ele”

Não é que o macaco tem razão? Não vamos esquecer a lição de vida. Em jogo podemos criar aventuras que preparem não só os jogadores, mas também os personagens para um grande final. Com cada cena ou inimigo ensinando algo relevante para nós. Um inimigo fraco, mas com um poder único, que o torna muito resistente, os personagens devem aprender como resolver essa de situação. Eles penam, mas conseguem vencer, o inimigo não fez muito estrago e a solução era bem simples. Chefe de fase! "Ele é muito poderoso! O poder dele a muito semelhante a.. esperem será que?" Acho que você entendeu.

“Para conseguir o que quer, você deve olhar além do que você vê”

O suricate Timão recebeu esse conselho. Para enxergar a realidade material, é necessário ultrapassar os próprios sentidos e encarar o visível com com a percepção mental. Complexo. Um teste de dificuldade elevada, mas já fazemos isso quando jogamos RPG, não? Contar histórias imaginarias de forma coletiva, é ir bem alem do comum. Mas você pode fazer ainda mais, talvez introduzir dilemas reais nas campanhas e quem sabe encontrar soluções que ninguém nunca pensou em realizar.


Gandalf, (O Senhor dos Anéis, O Hobbit)

RPG não seria o que é hoje sem Senhor dos anéis. Um coisa que o mago sabe fazer muito bem é juntar um grupo, para viver um RPG... Digo, aventura!


“Você pode encontrar as coisas que perdeu, mas nunca as que abandonou”

Não se abandona os amigos, em troca de itens mágicos (lembranças de uma certa mesa que joguei), tomando como base minha experiência (que apesar de não ser muita, acredito que xp é sempre bem vindo) personagens que costumam não se importar com o grupo vez por outra terminam por precisar da ajuda do grupo e bem... Você não pode ter de volta aquilo que abandonou. Claro, existem mesas que a temática é a traição, mas isso é diferente de ser um babaca na vida real e se você for assim, ninguém vai te chamar para jogar.


“A jornada não acaba aqui. A morte é apenas um outro caminho”

Se a morte for entendida como o fim de tudo, transforma-se em ameaça. Já pensou em ir alem dessa porta? Não apenas uma issão para salvar um personagem que morreu, mas uma missão que todos precisem morrer para salvar o mundo, mas a mesa não acaba quando todos morrem, ela começa! Mude sua perspectiva.


Senhor Miyagi (Karatê Kid)

Antes do tira casaco, bota casaco, tínhamos o Sr. Miyagi, que tinha umas frases bem legais e ainda te ensinava a dar altas voadoras (pula e chuta).

“Não existe mau aluno, só mau professor. Professor diz, aluno faz”

Essa vai ser difícil, mas troque aluno por jogador e professor por narrador e.. Ai! bate no ego. Ok! Eu sei que tem jogadores chatos, mas segundo o antropocentrismo, um mestre inspira e anima ideias, Desse ponto de vista, ser um bom professor seria elevar a condição coletiva. É por isso que não se deve confundir ensinar com regrar. Regras estariam ligadas à hierarquia, diferentemente de ensino, que teria como base a admiração e o respeito, então talvez o mal jogador só precise aprender um pouco. De toda forma, se você conseguir o feito, com toda certeza você é um bom mestre.


“Para uma pessoa sem perdão no coração, viver é pior que morrer”

Revide o inimigo de outra maneira! Voltamos ao jogador chato. Dê um pouco do que ele quer, converse com ele. As vezes jogamos para extravasar, mas assim como na sociedade RPG é coletivo e temos que deixar outras pessoas se divertirem também, explique que todos terão seus momentos e é bom participar de forma construtiva para que ele possa ter um momento também. Converse, entenda e releve um pouco a adaptação pode não ser imediata.


Morpheus (Matrix)

RPG talvez seja nossa matrix, mundo alternativo que vivemos felizes, ou o mundo real é nossa matrix e os bons mestres vieram para nos libertar nos apresentando o RPG.

“Há uma grande diferença entre conhecer o caminho e trilhar o caminho”

Um ajuda a ganhar a vida, o outro a construí-la. Explicando em Termos RPGistico, é como Inteligencia e sabedoria. Inteligencia é saber que tomate é fruto, sabedoria é saber que você não deve colocar tomate na salada de fruta. Um narrador deve ter as duas habilidades, mas saiba, criar o caminho para os jogadores não faz eles seguirem o caminho, e isso pode não ser necessariamente ruim, mas saiba, você não irá trilhar o caminho, isso é ser Mestre.

“Não pense que é capaz. Saiba que é”

Aristóteles iria concordar e se ele já jogou RPG daria essa dica para mestres iniciantes (ou qualquer um iniciante em qualquer coisa). Não duvide da própria capacidade, quando duvida de si mesmo, as coisas tendem a dar errado, se você tem vontade de narrar, narre, acredite, você irá ganhar xp e evoluir com o tempo. O mesmo vale para jogadores. Pode dar errado? Pode! Mas acredite no coração dos Dados (consulte sua ficha de personagem para mais informações).


Seu Madruga (Chaves)

É muito Bariga, senhor mestre de PRG (risos). Pode não parecer, mas temos muito a aprender com Sr. Madruga, e não, não estou falando de ficar sem pagar o aluguel.


“Não existe trabalho ruim. Ruim é ter de trabalhar”

Obviamente todos temos que trabalhar para pagar o aluguel (hehe), mas se você trabalha com o que gosta, nem sente que está trabalhando. Escrever aqui para mim é uma diversão, criar e vender um produto da loja (inclusive você já foi lá? Tem itens RPGísticos muito legais, clique aqui e visite a loja) é um prazer, criar e participar de um evento de RPG é um sensação incrível. Assim como criar as campanhas e aventuras, sentar com uns amigos para narrar um RPG, não me parece um trabalho. de fato ainda realizo outras atividade que me remuneram melhor e nem sempre me causam satisfação, mas elas ajudam a manter esse sonho chamado, Lançando Dados, vivo. E irei continuar até que o sonho se mantenha sozinho.


“A vingança nunca é plena. Mata a alma e a envenena”

Seu Madruga acaba com os vingadores (cuidado Marvel) e poderiam levar as crianças de caverna do dragão para casa, acabando de vez com o vingador (sério, você precisa ver o final de caverna do Dragão, clica aqui). Muitas campanhas do RPG (e também series, filmes e quadrinhos e uma serie de outras mídias) é baseado nesse tema, seja a vingança de um vilão ou dos próprios personagens. As guerras costumam se manter por retaliação. A vingança é um combustível para aventuras, uma vez que vingança costuma gerar mais vingança, reflita obre isso e mantenha a vingança apenas dentro da ficção.


 

A postagem ficou mais extensa do que o de costume, espero que tenham gostado, eu particularmente amei escrever. Que os deuses lancem bons dados para vocês.


 

Material extraído da Superinteressante. 4.7.2019. (Adaptado).

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