top of page
Foto do escritorDanilo Queiroz

One Shots - Os jogos de uma tarde

RPG é um jogo no qual você pode se divertir ao longo de várias semanas, meses ou mesmo durante anos, em uma campanha épica e duradoura. Mas às vezes uma única sessão rápida, um jogo de uma tarde pode ser suficientemente memorável ou ao menos divertir em uma tarde entediante. Os jogos rápidos de duração de uma única sessão, chamados de one shot, existem com essa proposta, um jogo que tem início, meio e fim em uma única sessão.


Aventureiras se preparado para um jogo de uma tarde?
Aventureiras se preparado para um jogo de uma tarde?

One shots podem ser a resposta para uma tarde ou noite de jogos, um passatempo, mas também requer alguns preparos, assim como vários jogos de tabuleiro. Então aqui estão algumas dicas para que o jogo que deveria ser fluido e curto não se torne maçante, e nem seja uma sessão inteira apenas para criação de fichas de personagens, que por mais divertido que seja é um tanto frustrante passar tanto tempo montando a ficha e jogar de fato por poucos minutos antes de ter que ir.


Simplifique o jogo

Independente se o grupo marcou a sessão de one shot intencionalmente ou se ela simplesmente surgiu como uma resposta a uma sessão cancelada porque alguém faltou, um jogo mais simples flui mais rápido e isso contribui para que ele possa ser concluído e não deixe aquele sentimento amargo de um jogo interrompido.



O jogo pode ser simplificado em regras como por exemplo reduzir o número de informações na ficha, remover habilidades e recursos que podem não fazer diferença nenhuma no jogo, como listar equipamentos simples ou contabilizar dinheiro, ou perícia em adestrar animais em um jogo onde nenhum animal aparece.


Preparo!


Como narrador, você pode preparar algumas fichas de personagem com antecedência específicas para sua one shot isso agiliza muito na hora de jogar e evita horas de criação de personagem, além disso conhecendo os limites das fichas que você preparou a aventura fica sob medida para esses personagens. Por isso é sempre bom ter fichas prontas guardadas em casa.


Criação colaborativa experimental

Uma one shot precisa ser dinâmica e apesar de muitas campanhas terem um estilo de jogo colaborativo mais acentuado, também é comum que em algumas campanhas o jogo ser mais "engessado" dentro de regras, ou estrada pavimentada pelo narrador.



Às vezes um estilo mais simples ajuda a contar uma história e as one shots são um ambiente perfeito para testar o que funciona e o que não funciona para seu grupo de jogo. Tente fazer jogos onde você nem precisa de ficha, decidindo (com um certo bom senso) habilidades que você é bom ou ruim baseados em uma breve descrição do personagem, isso pode dar alguns bônus ou penalidades em rolagens de dado.



Talvez um jogo sem nenhuma rolagem de dado possa acabar sendo extremamente divertido, talvez uma sessão só de combate com inúmeras rolagens de dado seja o que faz seu grupo vibrar de alegria. O importante é que vocês se permitam experimentar e jogar algo em grupo.


De mais vida a sua campanha.

As vezes seu grupo está pronto para jogar, mas algum jogador precisa se ausentar, então a sessão seria cancelada, não seria justo continuar a história da campanha sem um jogador que não pode comparecer, ou mesmo vocês estão esperando um jogador que esta atrasado para sessão.



Vocês podem fazer uma aventura extra que não impacte diretamente na história principal. Seu grupo pode aproveitar para desenvolver os personagens. Ideias vão desde, conversas sobre eles e o que estão passando além da aventura, os relacionamentos entre eles e outros personagens, ou mesmo resolver um problema de um background de um dos personagens que ficou em aberto. Você pode jogar com os mesmos personagens, ou com personagens diferentes. Funcionando como uma aventura alternativa que pode até se tornar uma side quest ( missão secundaria).



A one shot pode se situar em um momento do acampamento, onde por exemplo, alguns personagens tem alguma discussão inacabada sobre o que presenciaram ao longo da aventura ou como precisam lidar com seus demônios internos. Alguns jogadores só precisam de um “empurrãozinho” para desenvolver as veias dramáticas do jogo.


Se seu grupo é mais de ação você pode dar a eles a oportunidade de testar suas habilidades contra algumas criaturas que você acha legal, mas que não se encaixa na aventura e talvez transformar isso (ou não) em um momento canônico do jogo.



Conclusão

Por hora é isso. Divirtam-se e aproveite as partidas de uma tarde e/ou com aventuras alternativas.


Visite nosso Servidor no Discord para jogar com a gente ou vem bater papo no nosso Grupo do Whatsapp


76 visualizações2 comentários

Posts Relacionados

Ver tudo

2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Rated 5 out of 5 stars.

Que massa, eu era perdida sobre isso kkkkkk

Like

Rated 5 out of 5 stars.

Adorei o post! One shots são muito comuns em eventos de RPG. Para isso, eu dou preferência a sistemas mais simples em termos de regras, como o ABEA (A Bandeira do Elefante e da Arara) ou o Old Dragon.

Like
bottom of page