Olá caros leitores, mais um pouco sobre o universo fantástico de M&M (Mutantes e Malfeitores), porém, dessa vez, falaremos de algo mais mágico, essa é para vocês que flertam com o sobrenatural, que gostam do lado místico, das forças ocultas, que brincam com magia e coisas fora da realidade, venham conhecer como funciona a magia e o lado místico em mutantes e malfeitores.
Essa é sua chance de jogar um RPG de WandaVison, ser a Ravena ou o Constantine. Aqui você pode até ser o Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.
A Magia em Mutantes e Malfeitores
No texto anterior apontei vários pontos que diferenciam Mutantes e malfeitores dos demais RPG's (leia ele clicando aqui), desde a mecânica a cenários. Aqui não seria diferente. A magia em M&M é tratada de uma forma muito diferente, então não espere achar magos cinzentos de manto carregando cajados mágicos como na maioria dos mundos medievais.
Em Mutantes e Malfeitores, a magia não é exclusiva de uma determinada classe ou raça, como visto em D&D e Tormenta ou outros jogos do sistema d20, por exemplo. Você pode ter vários usuários de magia dependendo da campanha proposta, se utilizando de livros, itens mágicos, bênçãos divinas ou até mesmo fazendo pactos.
Usando Magia em Mutantes e Malfeitores
Usar a magia em M&M, não é difícil, já que a mecânica facilita muito e como a magia é algo amplo nesse universo, não se espante caso encontre um ou dois magos supremos, lutando para salvar a dimensão de um devorador misterioso.
Você que gosta de jogar com magos e feiticeiros, tenha em mente que o conceito de magia aqui não é algo "raro" nesse universo e todos poderão ter contato com objetos mágicos ou entidades místicas e sobrenaturais e até mesmo divindades, tendo assim acesso a poderes mágicos e utilizando magia tanto para o bem, quanto para o mal.
Heróis místicos
Este capítulo traz exemplos de como montar seu mago, você pode se basear em personagens que já existem como Wanda Maximoff (Feiticeira escarlate), Dr estranho e outros personagens usuários de magia. Sim, estou muito ansioso pelo filme.
Você também pode fazer algo diferente e criar um personagem totalmente do zero, com poderes e feitiços próprios. Também temos acesso a criação de itens mágicos e uma lista com exemplos de itens mágicos já existentes e de como é o funcionamento desses itens.
Enfim terei o cajado de Loki em mãos.
O mundo místico da liberdade
O capítulo fala sobre os cenários mágicos. Aqui vemos como pode ser montado um cenário, para uma mesa com tema místico, com uma lista de locais e uma breve história sobre eles, histórias essas que o mestre pode usar como inspiração, como por exemplo, Atlântida, Lemúria, Vale Shambala e outros locais. Temos também o conhecimento sobre os aliados míticos, seres com um poder mágico grande, que formam grupos e sociedades para intervir quando é extremamente necessário.
E claro, se temos aliados, temos o outro lado da moeda, os adversários místicos, que estão sempre tramando algo.
Série mística
Chegando nessa parte, vamos aprender sobre os "vilões" do universo mágico de M&M, com um catálogo de criaturas, demônios, espíritos e entidades, são vários arquétipos para você que quer ser um vilão de uma aventura mágica dimensional, com exemplos de fichas, qual capanga combina melhor com determinado tipo de Bruxo ou feiticeiro.
Esse capítulo é voltado para os bruxos que não pensam em usar suas habilidades mágicas para o bem.
Considerações finais
O livro da magia é um guia que ajuda o mestre a desenvolver sua história no mundo místico, vem munido com listas como a de criação de itens mágicos, entidades, criaturas, pactos, divindades, que facilitam o mestre e os jogadores de utilizá-lo. Não se trata de um livro de magia no estilo fantasia medieval, trata-se de um estilo de magia mais amplo, onde qualquer personagem pode ter acesso a tal poder, independentemente do meio utilizado para chegar lá.
Atenção: Esse é um livro de RPG de ficção, nada desse livro se remete a ocultismo real, magia negra, nem sobre religiões que realmente existem, apenas são tratados com o conceito para história em quadrinhos. Então ao ler esse livro, tenha em mente que é tudo fantasia.
Essa matéria ficou muito boa
Amei a matéria, principalmente a parte sobre vilões Muahahahaha