top of page

Frases que todo mestre de RPG odeia ouvir (atualizado)

Atualizado: 10 de jan.

Olá leitores aventureiros e Mestres Leitores!

Hoje, 04 de março (talvez ontem, uma vez que sempre escrevo de madrugada) é o dia internacional do mestre de RPG. Um viva para todos os narradores. Viva!


Sabe porque dia 4 de março é comemorado o dia internacional do mestre de RPG? Descubra Clicando aqui.

Devido a essa data maravilhosa, resolvi ressuscitar uma antiga postagem, inspirada em uma matéria da finada Dragon Slayer, que hoje é nossa saudosa e ressuscitada Dragão Brasil, uma revista digital (vou deixar um link dela abaixo caso você tenha interesse, é um material que eu recomendo). Frases que todo mestre odeia ouvir. Essa é nossa homenagem a todos os bons narradores de RPG.



A matéria trazia, bem... Frases que todo mestre odeia ouvir (óbvio). Resolvi reescrever algumas aqui, mas atualizando e adicionando algumas frases de acordo com o que nossos seguidores enviaram para nós em nosso perfil no Instagram ou relatos de mesas no nosso servidor do Discord. Tomei a liberdade de comentar algumas, além de adicionar algumas imagens bacanas.


Se você joga RPG e já disse alguma dessas frases... icônicas! Agradecemos imensamente, pois sem você, essa matéria não existiria, mas talvez o seu personagem morra acidentalmente de causas misteriosas e inexplicáveis. Agora sem mais delongas, que comece a jornada da vergonha.

Eu ataco!

Começando logo pela frase mais dita pelos jogadores e traduzida para mais de 200 países. Você cria os NPCs com tanto carinho, alguns até vão ajudar na história e fazer o jogo andar. Aí vem o benedito e ataca o taberneiro, a velhinha, a criança... Minha gente, vão com calma NPC não dá em árvore não.

Quero loot!

Depois de tudo, o jogador ainda me vem com uma dessas?

E se Caverna do Dragão fosse com RPGistas de verdade?
Qual é o nome desse NPC aleatório, não planejado e totalmente irrelevante?

Olha, eu sei que seu carisma é +5, mas você não precisa saber o nome de todo mundo. Você não vai nem lembrar o nome do centésimo guarda aleatório da vila que por acaso passou por você (e você provavelmente vai matar). Alguns personagens são apenas figurantes, entendeu?

Não acredito que você tirou esse número, deixa eu ver os dados?

Obrigado servidor do Discord (e mesas on-line), por acabarem com esse problema.

Esse dados dá azar, joga com esse.

Agora trocamos de bot, porque esse da azar...

Não fiz background para o personagem não.
Meu histórico...? Meu personagem não tem memória.
Será que Matt Mercer, do Critical Role, passa por essas coisas
Me mostra na regra onde tá isso.
Ah! Mas segundo a regra da página...
Eric, sempre testando a paciência do mestre... Ou esse seria você?
Mas tá no livro!
Faz isso que é muito mais legal.
Você não está mestrando direito.
Tá achando ruim? então você é o mestre agora
É isso que você chama de desafio?
Que aventura fácil. Os inimigos são fracos
Peça ao clérigo para rezar pelas suas almas enquanto o bardo toca a música do seu funeral
Eu falei brincando!
Espera! Eu não fiz isso não! Eu ia fazer outra coisa.

Depois que o bicho pega, vocês querem correr, né?

Qual é o nível desse monstro?
Quanto esse bicho tem de "Life"?

Permissão para piada ruim abaixo

Perguntar o "life" (também chamado de PV ou HP) de algum monstro é estranho e acaba com a imersão do jogo.
Quando de XP isso dá.

Você vem na minha mesa de RPG, não respeita meus NPCs, não me chama de Mestre do Jogo, não beija os dados e ainda quer XP?


Eu upei quantos níveis?
Seu personagem não sabe essas coisas, talvez você também não precise saber.
Eu ataco o taverneiro!

Parece que a frase "eu ataco" ainda vai aparecer muito em minhas mesas. Tudo bem, eu entendo... Mas porque sempre os taverneiros? Eu sei que as brigas em tavernas já viraram clássicos das aventuras (principalmente de D&D e outros jogos d20), mas isso acontece na estalagem, na rua, na chuva, na fazenda e até numa casinha de sapê...

Você tem certeza que quer atacar o taverneiro? Lembra o que aconteceu da ultima vez?
Aquela npc é gostosa? Tem como eu seduzir ela?

Essa frase é tão problemática quanto o jogador que ousou pronuncia-la. Se você não enxergou o problema nela, continue lendo, eu irei explicar (permissão para discurso no jutsu).


Eu poderia começar dizendo o que o RPG é um jogo de interpretação e é sobre diversão, mas serei mais direto. Esse é um pensamento machista! Existem trocentas outras coisas para se fazer e zilhares de outros motivos para se interagir com um NPC. Se um personagem é interessante para a trama, o narrador irá sugerir isso e vale pontuar aqui que há diversas qualidades que devem chamar a atenção do seu personagem (e a sua) e essa não deveria ser uma delas.


Desculpe, Você pode repetir? É que eu não ouvi seu machismo direito

Você não precisa se justificar para mim. Não precisa argumentar me mostrando situações em que esse tipo de frase seria normal. Se você for uma pessoa centrada (de bom senso), você entende o problema que quero mostrar. Dizer uma frase dessas durante um jogo diz mais sobre você do que sobre seu personagem. Sinceramente, se isso acontece em uma mesa que participo, você será fortemente repreendido. E se a mesa for minha, espere pela expulsão da sessão.


Ok. você quer discutir? A próxima frase é para você!

BOLA DE FOGO!

Isso geralmente encerra discussões. Magos, feiticeiros, bardos e as vezes alguns goblins piromaníacos, costumam gostar muito de bolas de fogo (principalmente quando estão do lado de quem lança). É uma magia muito versátil (veja as 1001 utilidades da bola de fogo), mas você sabia que existem outras magias?

Vou atrasar um pouco.
Não vou poder ir hoje.
Eu vou ter que ir agora, preciso sair mais cedo.

As vezes a vida nos impede de jogar nosso tão amado RPG. São muitas responsabilidades e compromissos. As vezes sou eu quem me atraso ou encerro a campanha mais cedo, por vezes até mesmo desmarco. Eu entendo quando é com você. Mas isso não quer dizer que eu goste. Seja legal com o coleguinha e tente entendê-lo também. Se você for esse coleguinha, tente avisar.

O mestre tá protegendo jogador.

O pior de tudo é quando o jogador está certo. Já joguei numa mesa que havia esse problema. Claro que existem casos e casos. Faz sentido ajudar o novato caso ele não esteja familiarizado com o jogo.


Também já participei de uma mesa onde o narrador marcou uma personagem, pegando mais pesado com ela do que com os demais. Também não foi legal. Não seja babaca! Vamos seguir, o tema aqui é frases que os mestres odeiam ouvir, não frases que eles precisam.

Vou caçar lenha no Mato. Quanto de XP eu ganho?

Até hoje eu me pergunto... Como é que se caça lenha?


Barbavore ente de Senhor do Anéis
Caçando lenha no mato "Eu sou groot... Não, pera!"

O que está acontecendo mesmo?

Essa aqui me dá um certo ódio no coração.

Pode repetir? Desculpa, "tava" no Whatsapp

Talvez a próxima imagem soe um pouco ofensiva (peço desculpas por isso), mas tem horas que eu realmente queria um dado desses. Tenho certeza que você também já quis um.

Mas tem que ler tudo?

Sim! Quer dizer, as vezes não, mas sempre é bom.

Eu não disse que ia tocar na maçaneta para abrir a porta.

Tem coisa que não precisa ser dita, né? Existem variações da frase acima, substitua por qualquer atividade obvia depois de uma ação mundana e teremos mais exemplos desse tipo, como a frase abaixo.

Eu não disse que ia tirar a armadura pra dormir.

Eu particularmente gosto muito dessa frase. É a oportunidade perfeita para apresentar um outro RPG para esse personagem, esse é realmente bom para quem tem dores de coluna (risos) que é exatamente o que seu personagem vai ter se dormir de armadura.

Inclusive! Arrume essa postura! Ou você também vai precisar desse outro RPG para poder jogar RPG se continuar sentado assim.

O RPG é diferente para quem dorme de armadura

Agora eu fico por aqui. Espero que tenham gostado da atualização dessa matéria.

Se alguma frase que você, como mestre, odeie ouvir não apareceu aqui, deixa nos comentários que eu vejo assim que eu terminar de caçar lenha no mato.



510 visualizações1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page