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Dica de Mestre: Conheça seus Jogadores

Atualizado: 4 de mar. de 2020

Olá Pessoal. Sou novo aqui no blog. Fui convidado pela Lançando para escrever uma matéria e estive pensando na dificuldade de mestres iniciantes no RPG.

“Quando comecei a Jogar o RPG de Mesa, foi uma coisa surreal, o mestre cativava todos. Resolvi arriscar e tentar narrar uma aventura. O primeiros problema que tive que enfrentar foi, criar coragem para mestrar”

Ter conhecimento no que se está fazendo ajuda muito, por isso esse humilde novo escritor do blog vem apresentar um pouco do que aprendi para você. Adianto que não é necessário você conhecer centenas de mundos ou de regras para fazer um bom jogo (mas ajuda muito), O que você precisa conhecer é quem joga com você.


No geral começamos a jogar RPG com nossos amigos ou narrando para o mesmo grupo que costumamos jogar, isso já ajuda bastante. Porem com uma rápida analise você consegue identificar os desejos de cada um dentro do jogo. Devemos escutá-los, análise suas ações e comportamento, assim você pode achar alguma coisa para ajudar a deixar a sua mesa cada vez melhor. Mestrar é sempre procurar oportunidade para agradar os jogadores.


Tipos de Jogadores

Para facilitar, apresento aqui os tipos de jogadores descritos no Master Guide, identificando os gostos e preferências de cado um dos participantes do jogo você pode criar uma sessão divertida para todos, dando a cada um o seu momento de brilhar da forma que deseja.


Guia do Mestre (traduzido por fãs, ainda sem tradução oficial) possui muito material bom para narradores de RPG

Teatrais

A alguns jogadores gostam de atuar e estão dispostos a entrar tanto no seu personagem que durante o jogo falam e gesticulam, até fazendo vozes diferentes. Eles gostam de interações sociais dentro do jogo, tanto com personagens do mestre, quanto com personagens de outros jogadores.

  • De oportunidade para seus jogadores desenvolverem seus personagens, mostrarem sua personalidade e manias;

  • Permita que seus jogadores interajam com npcs sempre que puder;

  • Adicione Elementos de interpretação, sempre que houver um combate;

  • Incorporar na história elementos do passado dos personagens.


Enérgicos

Jogadores que são instigados por desafios costumam se jogar no perigo sem pensar duas vezes, para não correr o risco de enfrentar o tédio.

  • O mestre deve permitir que eles possam afetar seus arredores;

  • Colocar coisas para fazer com que eles fiquem tentados;

  • Permitir que as ações deles coloquem eles em apuros;

  • Crie personagens tão cabeça dura quanto eles.


Combeiros

O termo vem de Combo, Jogadores que gostam de melhorar a capacidade de seu personagem. Eles abraçam qualquer oportunidade para demostrar sua superioridade.

  • Garantir que eles possam ter constante acesso a novas habilidades.

  • Colocar itens mágicos para eles irem atrás de novas missões;

  • Colocar pequenas batalhas para seus personagens brilhem;

  • Conceder recompensa, como pontos de experiência por interpretação ou por vencer um desafio sem lutar.


Desbravadores

São jogadores que desejam explorar, querem experimentar as maravilhas que um mundo fantástico oferece, querem saber o que está atrás da próxima esquina ou colina, assim como também gostam de encontrar pistas e pilhas de tesouro. Entretenha jogadores que gostam de explorar ao...

  • Deixar pistas que dão dicas de coisas que estão por vir;

  • Permitir que eles encontrem coisas quando decidirem explorar;

  • Conceder descrições detalhadas de ambientes excitantes, usar mapas e acessórios interessantes;

  • Mostrar segredos de monstros a serem descobertos ou detalhes culturais a serem aprendidos.


Investigadores

Jogadores que querem resolver problemas gostam de investigar o que o vilão está planejando ou sua motivação, além do interesse em resolver charadas e criar bons planos. ”

  • Colocar encontros, que de resolução ao problema;

  • Recompensar o planejamento ou tática com benéficos ou xp;

  • Permitir que o plano inteligente resolva o problema facilmente e de a Vitória aos jogadores;

  • Colocar personagens com motivações complicadas.


Historiador

Jogadores que gostam de contar histórias adoram contribuir com a narrativa, gostam quando seus personagens estão bem envolvidos com a trama.

  • Usar a história de seus personagens para ajudar a construir a história.

  • Garantir que algum encontro faço com que tenha algum avanço, de qualquer forma.

  • Fazer com que as ações de seu personagem influenciem eventos futuros.

  • Conceder ideias, defeitos e vínculos dos vilões, no qual os jogadores possam conseguir alguma vantagem.


Depois de identificar o tipo de jogador, o desenrolar da campanha fica muito mais divertido, afinal o sucesso de um jogo de RPG está em sua capacidade de entreter os outros jogadores, permitir que os personagens deles façam coisas incríveis — coisas que eles querem fazer. O conhecimento sobre o que seus jogadores mais gostam num jogo lhe ajuda a criar e conduzir aventuras que seus companheiros irão curtir e se lembrar.


“Bem depois de resolver isso, consegui fazer minha primeira campanha, e foi incrível!”

Referência: Guia do Mestre de DnD (5ª edição) página 6

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