top of page
Foto do escritorPaula R. Peixoto

Dica de Cenário para RPG: Um Trono Para Irmãs

Um Trono Para Irmãs, é o primeiro livro da saga escrita por Morgan Rice, publicado em 30 de julho de 2018 sendo um dos livros de fantasia mais vendidos na Amazon.


O livro digital está disponível gratuitamente na Loja Kindle (em português de Portugal).

Capa do livro Um Trono para Irmãs

A Saga A Throne For Sisters (Um Trono Para Irmãs) é composta por oito livros. Duas irmãs órfãs precisam esconder seus poderes paranormais da sociedade, vivem em circunstâncias horríveis e descobrem formas de usar seus dons à próprio favor em busca de seus objetivos.


Li apenas o primeiro livro da saga e acho que funciona bem como um cenário para RPG, vou compartilhar com vocês alguns pontos do cenário fictício onde se passa a narrativa. Nesta matéria não vou me concentrar na história das personagens e sim no cenário, mas caso você queira saber sobre a história saiba que pretendo escrever uma Resenha de Um Trono Para Irmãs aqui para o blog da Lançando em breve.


ALERTA! O texto a seguir contém spoilers, principalmente na parte Fonte Mágica, decidi escrever sobre ela mesmo assim pois foi umas das cenas que mais gostei no livro. Vamos lá!


Um Trono Para Irmãs (eBook) está gratuito na loja kindle

Cidade de Ashton

A história toda do primeiro volume acontece em Ashton, cidade mercantil governada por nobres, a religião predominante é a da Deusa Mascarada que possui templos gigantescos com torres de relógio. O livro não esclarece a origem dessa religião, mas consegui perceber que as instituições religiosas justificam seus atos maldosos com a religião, como por exemplo maltratar e vender órfãos como escravos em troca de recompensas, isso ocorre no orfanato conhecido como Casa dos Não Reclamados mencionado no livro.


A Biblioteca do Centavo

Uma construção que me chamou atenção foi a Biblioteca do Centavo, onde qualquer um que tenha uma moeda, independente do valor da moeda, terá acesso à entrar e consultar os livros. O local foi criado por um nobre que queria tornar o conhecimento mais acessível.


O Mercado e o Comércio

A cada seis dias embarcações chegam ao porto com mercadorias, assim o mercado reabre e as lojas são reabastecidas a cada meia dúzia de dias. A cidade conta com tavernas, casas de ferragens, casas de jogos, estalagens, teatros e todo tipo de comércio comum para um cenário medieval. Particularmente o que me chamou a atenção foram as casas de banho, achei genial, gostaria que tivesse aqui onde moro, seria muito útil e poderíamos deixar banhos pagos para moradores de rua, não seria ótimo?


Sistema de Governo

A cidade é sede do palácio onde vive a rainha que governa a região. Uma mulher forte, integrante da Assembleia dos Nobres e devota da Deusa Mascarada, ela mãe de dois filhos já adultos com personalidades totalmente opostas um do outro. O primogênito é o herdeiro do trono mas ambos precisam mostrar autoridade realizando incursões em outras pontos de seus domínios.


O continente enfrenta guerras que ocorrem nas águas, o livro salienta que essas guerras ainda não chegaram em Ashton por ser uma cidade afastada, porém senti que a guerra está por vir nesta cidade, pois companhias mercenários são enviadas para auxiliar os aliados, os príncipes vistoriam essas tropas pessoalmente e vez por outra se envolvem nas batalhas além do mar, certamente, uma hora ou outra a guerra irá chegar em algum dos próximos livros.


Fonte Mágica de Ashton:

Existe uma lenda em Ashton sobre um espadachim chamado Argent, segundo a história, ele ganhou força ao ir para uma clareira na floresta ao sul da cidade e enganar os espíritos que encontrou em uma fonte. Uma das protagonistas movida pela vontade de ser mais forte fisicamente, vai a procura dessa fonte. Particularmente amei essa parte da história, pois para minha sorte a personagem é curiosa e ela vai lá.


A fonte é feita de pedra preta, tem o formato de concha, com uma estátua bem no meio. Quando a protagonista está no local da fonte é encontrada por Siobhan, uma mulher com túnica verde, cabelos escuros, olhos verdes, aparência de uns 30 anos. A personagem fica assustada quando percebe que Siobhan tem poderes paranormais. Vou colocar aqui um trecho da fala da Siobhan para vocês lerem como ela é maravilhosa (lembrando que o texto está em português de Portugal):


"E agora tu estás a questionar-te se nós somos iguais. Nós não somos iguais miúda. A minha é uma versão muito mais sombria dos teus poderes. E muito mais retorcida. Uma com a qual deves ter cuidado em não te intrometeres demais.”

Só contei esse trecho para que vocês possam imaginar essa personagem enigmática e utilizarem em alguma campanha.


Cidade de Meinhalt

Foi devastada pela guerra, embora o livro não a descreva muito para que eu possa falar mais sobre ela, percebi que era muito bonita e próspera, até a chegada da guerra que a transformou em escombros. O livro não foca nos pivôs da guerra, mas interpretei como algo grande que muitas cidades estão envolvidas. Guerras normalmente ocorrem por ambição, para conquistar terras e recursos daquela região, logo, imagino que seja algo desse gênero, porém o primeiro livro não esclarece. Essa sou eu confabulando.


Stonehome

Stonehome é descrito como um lugar que fica depois da cidade de Ridings, que deduzo ser próximo de Ashton. O que tem de especial nesse lugar é que segundo os rumores, ele foi criado para abrigar pessoas com poderes paranormais, parece ser um lar seguro para as protagonistas do livro, pois ambas possuem o poder de ler mentes, enviar mensagens mentais e fazer um escudo para que suas mentes não possam ser vasculhadas. Pessoas com esses poderes em Água-Faca são chamadas de bruxas e não são bem vindas.


Água-Faca

Água-Faca é o nome do local onde a cidade de Ashton fica. Não se especifica Água-faca como um continente, país ou estado, espero que essa dúvida seja esclarecida em algum dos volumes seguintes da saga. Água-Faca é contemplada com lugares como: Colina Knotty, Meinhalt, Stonehome, Ridings, Ashton e outros.


 

Eu fico por aqui, espero que tenham gostado tanto quanto eu do cenário do livro Um Trono Para Irmãs. Quando eu tiver lido os próximos volumes posso retornar aqui com atualizações sobre ele. Escrevi um resumo bem sucinto do que captei, recomendo a leitura dessa obra inteira, que além de ser muito boa dá para usar e abusar dos conceitos desse cenário nas mesas de RPG.


Que a vida traga bons dados para vocês, boas energias e muitas aventuras.


 

Precisa de itens para seu RPG? Visite nossa loja




78 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page