Se você é um apaixonado por RPG, certamente já ouviu falar do Pathfinder RPG, que ao longo dos anos conquistou o coração de milhares de jogadores ao redor do mundo.
A história de Pathfinder começa logo após o lançamento da 4ª Edição de D&D (Dungeons & Dragons) em 2008, muitos fã ficaram insatisfeitos com a atualização e a editora Paizo (por mais algumas questões) resolveu lançar seu próprio RPG baseado nas regras da edição anterior, acobertada pela OGL (licenda de Jogo Aberta) ao qual a 3ª edição de Dungeons & Dragons fazia parte, nascendo Assim a primeira Edição de Pathfinder.
Pathfinder no Brasil
No mesmo ano, a Revista Dragon Slayer (Dos mesmo autores da Dragão Brasil) número 21, apresentou um artigo autorizado pela Paizo sobre a classe feiticeiro, traduzido por Leonel Caldela. A Classe era incrível. Feiticeiros na lores (enredos) de DnD sabem conjurar magias, pois nasceram com sangue mágico. Pathfinder apresentava justamente essas linhagens, com exemplos nunca pensados, e cada uma com poderes diferentes. Foi apaixonante.
Em 2013, foi anunciado que a Devir Livraria, editora que publicada D&D no país desde 1999, iria lançar um jogo de cartas colecionáveis com o título "Pathfinder: O Jogo de Aventuras", e em 2015, a editora publicou Pathfinder Role-Playing Game – Livro Básico.
Pathfinder foi um sucesso. figurando durante anos (quase uma década) como o RPG mais jogado do mundo. Chegando a ser chamado de DnD 3.75, por ele ser considerado, pelos fãs, um sucessor digno (ao contrario do que se falava da famigerada 4ª Edição (como os fãs passaram a chamar a Edição vigente de DnD).
Pathfinder segunda edição
Jogos precisam evoluir, precisam crescer, precisam se atualizar. Novas mecânicas são implementadas, Game Designer pensam em soluções melhores. Assim temos o anuncio de Dungeons & Dragons 5ª Edição. Pathfinder não podia ficar para trás.
Apesar do sucesso de DnD 5E (2014), no Brasil ele passou por alguns entraves, devido a conflito entre editoras e outros processo, o que atrasou seu lançamento aqui nas terras tupiniquins em anos, e isso contribuiu ainda mais para dar espaço a outros títulos e ajudou na formação do mercado de RPG nacional incrível que temos hoje (Tormenta20 que o diga), além de uma serie de produtos independentes publicados através de financiamento coletivo (nacionais ou não)
Em 2018 a licença de Pathfinder no Brasil passa para a New Order Editora e no ano seguinte, a New Order lançou uma campanha de financiamento coletivo no Catarse para publicar a segunda edição de Pathfinder. O lançamento seria simultâneo ao Lançamento Mundial. A comunidade ficou em polvorosa (acompanhei o lançamento dentro do ônibus, indo para a faculdade, não queria perder nada).
O que você encontra em Pathfinder 2ªE
Prepare-se para desbravar mundos inexplorados, enfrentar monstros lendários e tornar-se uma lenda no Pathfinder RPG 2ª Edição! Com um guia robusto de 600 páginas, este livro básico é a porta de entrada para jornadas épicas repletas de magia, perigos e aventuras inesquecíveis.
Como aventureiro, você irá explorar as terras de Golarion, que há 10 mil anos ficou a beira do fim. Uma chuva de estrelas alterou a geografia do mundo, o evento ficou conhecido como a queda de terra . Séculos forma necessários para o mundo se recuperar, mais séculos para que a sociedade se reconstruísse, mas a recuperação veio e com isso a atual Era dos Presságios.
A cada página do Pathfinder RPG 2ª Edição é um convite para aventuras inigualáveis. Este é um universo onde a magia dança entre reinos élficos, onde dragões alçam voo sobre cidades majestosas, e onde as sombras escondem segredos ancestrais.
Se você é um mestre em busca de novas tramas ou um jogador pronto para criar seu próximo herói, Pathfinder é um tesouro esperando para ser desvendado. Ancestralidades diversas, classes revigoradas, magias poderosas, e um sistema de regras otimizado aguardam por sua criatividade. Pathfinder 2ª Edição está prestes a abrir as portas para suas próximas e inesquecíveis aventuras!
Comentários