top of page

ABEA: Entre o Pacífico e o Tenebroso: Mesoamérica e Pacífico Sul

Unida sob a bandeira do império Asteca, da atual Califórnia à Venezuela e Guianas, passando por toda América Central e a Caribe, é a terra do imperador Montezuma IV. Resistindo a invasão castelense (de Castela, um dos reinos que formaria o que hoje é conhecido como Espanha), que chegaram à Jamaica em 1492. Após sua chegada, houve tentativas de comércio fracassadas, e iniciou-se uma grande e sangrenta guerra, com vitória Asteca. Entretanto, por notar que seu império não aguentaria mais dessas guerras, se aliou rapidamente com a Inglaterra, rival de Castela, e com isso conseguiu acesso às armas de fogo e armaduras de metal.



Sua história de formação é conturbada. Inicialmente sendo uma confederação governada por três cidades, após a unificação do império, Montezuma III, durante a guerra contra Castela, deu um golpe, eliminando seus covardes co-governantes, e tornando a capital onde hoje é a Cidade do México, em Tenōchtitlān. O império é grandioso e talvez o mais poderoso das Américas, contando com grande poderio bélico. A maioria esmagadora de sua população segue a religião tradicional de seu povo, que conta com sacrifícios humanos aos deuses, e diversos rituais.



Sua sociedade é extremamente estratificada entre plebeus e nobres. Apenas os nobres conseguem subir nas patentes maiores do exército, tornando-se guerreiros-águia e guerreiros-jaguar.



Já no pacífico Sul-americano, haviam vários pequenos estados que guerreavam entre si. Tentando formar um império... Até que de repente, navios vieram pela costa do pacífico, armados com canhões e armas de fogo. Usando armas e armaduras de aço. Era a Dinastia Ming, da China, que rapidamente conseguiu conquistar a todos, com relativa facilidade. Lançou-lhes uns contra os outros e se aproveitou dos que sobraram em frangalhos, e os destruiuram. Hoje em dia, de onde se estende do Chile ao Equador é uma colônia chinesa, conhecida como “Pequena China”. Religiosamente, seu povo se divide entre as religiões tradicionais chinesas, o budismo e a religião tradicional dos povos que adoravam ao Deus-sol.



A colonização chegou com Zhū Dì, que lançou uma ambiciosa expansão ao oceano, e foi irredutível em dominar essa nova terra. O atual governante, Zhū Zǎihòu, administra a colônia com tolerância e liberdade, dada as diversas revoltas que estavam havendo na época.



Novas mecânicas: novas armas

Macuahuitl: a Macuahuitl é uma espécie de espada de madeira com obsidiana cravada nela. Ela é capaz de provocar cortes terríveis.

Uma mão. Arma de golpe. Dano 3. Especial: caso se erre um ataque contra um oponente usando armadura ou escudo de metal, a arma quebra.



Caso queira jogar de um sacerdote que segue a religião inca ou asteca, utilize as características de um pajé maligno.

21 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page