Muito se fala sobre as armas favoritas. Desde as adagas sinistras, passando pelas espadas “longas” (não vou discutir esse termo, mas espadas longas de verdade são de duas mãos, as de RPG são “kinghtly swords”, espadas templárias ou “arming swords”), mas pouco se fala dos tipos variados de escudo, que foram muitos, variando de material e de design na idade média, principal fonte de inspiração para nossos jogos de fantasia medieval (mas não somente nela). Neste texto irei abordar como os escudos foram jogados para escanteio, onde se fala apenas em dois ou três tipos de escudo (pequeno, grande e de torre) ou pelo material (de madeira e de metal), em especial na quinta edição do jogo de fantasia mais querido (onde só há um e ele dá apenas +2 de c.a), e algumas sugestões que servem para a maioria dos sistemas do que fazer com seu escudo
Escudo germânico- saxão e Viking
O escudo germânico é um tipo de escudo bem peculiar, redondo, feito de madeira, com uma bossa de ferro no meio.Foi muito utilizado pelos saxões que colonizara a Inglaterra após o fim do império romano. Um modelo muito similar foi usado pelos povos nórdicos durante a era viking.Era particularmente efetivo em parede de escudos (dê um bônus aos seus jogadores caso eles utilizem dessa manobra para empurrar inimigos) e também pode ser usado para golpear (faça com que eles realizem um ataque com alguma penalidade, dado o tamanho do escudo). Faça-o ter chance de quebrar contra armas de corte, já que é feito de madeira, e é consequentemente mais frágil ( não toda vez, é claro, ou o jogo tornar-se-ia uma inferno). É, enfim, um escudo bem versátil.
Escudo aquecedor
Muito utilizado pela cavalaria, o escudo aquecedor é bem pequeno (dê uma penalidade na C.A por isso), mas ele tem uma vantagem: ele é perfeito para se usar em cima do cavalo, uma vez que não afeta a mobilidade do cavaleiro. Feito em geral de aço, é bem resistente.
Sctum, o escudo romano
o terceiro tipo de escudo que eu quero falar é o Scutum (ou escudo de torre). Usado pelo exército romano, o scutum era particularmente eficiente, cobrindo uma grande parte do corpo. Infelizmente, devido a seu tamanho, ele não era possível de se manusear em cavalos (os cavaleiros do exército romano, os equstre, utilizavam um escudo bem menor), entretanto, seu tamanho se dá uma vantagem em formação de parede de escudos, em especial a Testudo, uma formação onde o escudo era levado acima da cabeça na linha de trás para proteger-se de projéteis. Pode ser bastante interessante usar em batalhas em massa essas formações, ou como forma de ambientação de um exército (já que provavelmente é muito difícil todos os jogadores serem homens de armas ou sacerdotes belicosos para fazer isto). Os celtas usavam um escudo parecido, porém ao invés de quadrado, hexagonal, este escudo era mais manobrável, e por ser feito de madeira, mais leve (porém menos resistente). Outra desvantagem do sctum, é seu supracitado peso, o qual pode atrapalhar os jogadores que estourem sua capacidade de carga.
Escudos celtas
Escudo Normando ou escudo pipa, o escudo dos conquistadores: O escudo pipa (Kite Shield) foi utilizado em grande extensão pelos normandos, em especial na conquista da Inglaterra por William, o conquistador. O escudo normando é longo e tem formato similar a um losango, mais comprido na parte de baixo. Ele possuía as vantagens do scutum, sendo mais leve (ainda que de madeira), e ainda poderia ser usado a cavalos (com alguma penalidade, devido ao seu tamanho). Também era bastante efetivo nas paredes de escudos, e uma versão do testudo era utilizada. Enfim, um dos meus escudos favoritos, cuja maior desvantagem é seu material. Enfim, ele é bem versátil e pode conceder uma boa c.a e AINDA ser usado a cavalo
Broquel: o elegante escudo civil
O que falar desse escudo? Pequeno e de metal, pode ser amarrado no antebraço ou segurado pela mão (a primeira característica é uma vantagem, já que deixa uma mão livre pra usar duas armas, e, ainda assim se proteger. Uma última característica dele é que ele era muito usado para socar o inimigo, e você pode usar isto para adicionar dano desarmado no pobre mortal que se ousar a opor um guerreiro com um broquel. Dado a seu tamanho pequeno, também, ele pode ser utilizado para porte de civis, assim, mesmo uma cidade com rigorosas leis de porte de armas, pode permitir um aventureiro usando uma adaga, rapieira ou espada curta e um broquel. Infelizmente nem tudo são flores. Dado a seu tamanho pequeno, ele deve conceder um bônus bem pequeno na c.a, além disto, pode se provar ineficaz contra flechas ou virotes de besta.
Enfim, esses são os tipos mais famosos de escudo, espero que tenham gostado do artigo, e lembrem-se, segurança em primeiro lugar.